Review: Ubuntu 9.10


Ola a todos.

Desculpem minha demora para postar, passei esses dias meio ocupado escrevendo uma monografia, pra quem ja fez sabe o trabalho que da…😛

Mas em fim, passei esses dias testando o Ubuntu 9.10 no meu AAO A110, então vamos la…
O Boot ficou simplesmente lindo hehehe. O tempo de boot aqui, de quando aperto o botão ate ele abrir o desktop, não passa dos 35 segundos. Eu achei relativamente rápido… Quanto ao desktop é similar as versões anteriores, não tendo muita diferença. A grande mudança é a inserção do Karmic Koala que promete aumentar o rendimento do SO de forma considerável.

Captura_de_tela

O ubuntu agora esta também investindo na tao falada “computação nas nuvens”, sendo assim nessa nova versão foi adicionado o “Ubunto One” funcionando como uma especie de HD online.

Agora vamos ao que realmente importa, o desempenho dele no netbook…

Nesse tempo testando, só posso dizer que ele é praticamente perfeito. O boot foi rápido, durante o uso, não me deparei com travadas chatas como no windows. Como já era de se esperar, todos os drives foram reconhecidos sem problemas… inclusive as portas referentes aos cartões de expansão. Basicamente é instalar e usar. Apesar de não ter sido desenvolvido especialmente para os netbooks de SSD mal se vê a luz de processos piscando (a luz ao lado da luz da bateria no teclado), sendo assim um sistema que não vai detonar com o SSD prolongando a vida do netbook. Mas como eu disse… é praticamente perfeito, mas não por culpa do SO e sim do netbook por ser SSD. Sendo assim algumas vezes o net fica lento, nada que seja insuportável, mas incomodas vezes. Agora para aqueles que possuem o modelo com HD certamente não terão problemas com isso. Outro problema que encontrei, apesar de não ter conseguido medir, é a temperatura do net que fica absurdamente quente,  pelo menos em relação a temperatura que era no Jolicloud ou no kuki, ficando semelhante a temperatura de quando se usa o windows. Vale que o aquecimento ocorre simplesmente estando o netbook ligado e sem utilização. Pensei ate de por algum motivo o FAN estar parado, mas ele esta funcionando perfeitamente.

Concluindo, o ubuntu 9.10 ficou muito bom, e o rendimento foi muito melhor que com o windows. O fato de não fazer muito uso do SSD é excelente, dando maior vida útil ao netbook. Sendo o único problema o aquecimento, talvez exista uma forma de resolver isso, talvez ate controlar o FAN, mas não tive como pesquisar sobre isso. De uma forma geral é uma boa opçao para quem usa netbooks… mas eu indicaria mais para o modelo com HD (A150). Realmente eu acredito que seja possivel resolver o problema do aquecimento, mas vou ficar devendo para vocês!

4 Responses to “Review: Ubuntu 9.10”


  1. 1 EdsonW Domingo, 15/11/2009 às 20:57

    Muito massa vou testar!

  2. 2 Daniel San Terça-feira, 17/11/2009 às 23:25

    Oi..
    Notei o problema do aquecimento também.
    Eu estava com a bios default no meu aa1-a110 e ele não esquentava tanto, dai eu atualizei bios e instalei o UNR 9.10 e tenho o aquecimento que incomoda somente quando estou usando na fonte. Usando a bateria ele não aquece além do normal.

    Outro ponto que deve ser focado é a questão do antigo problema com o leitor de cartão da direita que só funciona se estiver com o cartão na hora do boot.

    E tem também a questão de que se vc estiver com o /home instalado num cartão no leitor da esquerda e vc suspender a sessão, simplesmente o sistema congela, FAN fica ativo mas sistema trava. Acontece também se estiver com o cartão montado, mesmo sem ter o home nele.

    Depois posto atualizações no meu blog (em manutenção..) de como “corrigir” a questão do leitor.

  3. 3 THIAGO Quarta-feira, 27/01/2010 às 07:14

    OPÁ

    Eu instalei no meu e não funcionou a webcam.

    Alguem pode me ajudar ?

    obrigado

    • 4 Frederico Sexta-feira, 29/01/2010 às 10:39

      Vc atualizou o ubuntu? normalmente ele reconhece tudo depois de atualizar. Aqui pelomenos funcionou.


Deixe uma Resposta

Categorias

Arquivos:

Status

  • 468,846 visitas

