Review: Jolicloud – “ A cool new OS for your netbook”


Sendo mais um na guerra do melhor SO para netbooks, o Jolicloud é baseado no Ubuntu Netbook Remix (UNR), contendo algumas diferenças. O SO ainda enta em desenvolvimento sendo fornecido para teste apenas para usuários convidados.

Nos do AAOBrasil, arrumamos um convite e testamos ele, segue abaixo nossa análise.

Arrumar o convite foi fácil, mas a espera foi longa, existem relatos de pessoas que esperaram 1 mês pelo convite, ainda bem que tivemos sorte, conseguimos em 1 semana🙂
Para fazer o pedido do convite basta entra no site do jolicloud (www.jolicloud.com) e clicar no botão laranja “Get an intitation” (Figura01), depois é pedido que seja fornecido o seu e-mail e pronto, agora eh so esperar. Agora sente em uma cadeira e va ler um livro, pois vai demorar para receber o convite. Quando já tiver lido uns 6 livros e perdido as esperanças ou ate mesmo esquecido que fez o pedido você recebe um e-mail com o seguinte título “You have been Joliclouded!”, agora basta seguir as instruções do e-mail e você poderá baixar sua imagem do Jolicloud, algo em torno dos 600 MB.

joli1Figura01: Obtendo um convite

Quem já instalou o Ubuntu alguma vez na vida não vai encontrar nenhuma novidade no processo de instalação, e como sempre é tranquilo e bem intuitivo, em poucos instantes o SO estará instalado.

A inicialização é relativamente rápida, basta ligar e em poucos segundos tudo já esta carregado na tela. A interface é a mesma do UNR (Figura02). O grande diferencial esta no ícone da “nuvem azul” que é por onde você acessa o My Jolicloud (Figura03).

joli2Figura02: Interface do Jolicloud

joli3 Figura03: Ícone de acesso ao My Jolicloud

Ele consiste num tipo de Twitter onde você pode entrar em contato com outros usuários do Jolicloud (Figura04), alem disso serve como um servidor de aplicativos, onde você baixa e instala programas com um só clique (Figura05). Esses programas estão todos separados em categorias para facilitar a organização, e uma forma mais rápida de se encontrar o que quer ou algum usuário é só usar a ferramenta de busca (o quadrado amarelo no canto direito superior). A grande massa desses programas são voltados para internet, afinal, esse é o grande ideal do Jolicloud, fazer uso do chamado “cloud computing” ou “computação nas nuvens”. Vale lembrar que é preciso fazer uma conta para ter acesso ao My Jolicloud.

joli5Figura04: Comunidade do My Jolicloud

joli6Figura05: Sessão de aplicativos. Observe o sistema de buscas tanto para aplicativos como usuários no canto direito superior.

Mesmo assim, é possível instalar programas normalmente como em qualquer Ubuntu pelo Adicionar/Remover aplicações, eu por exemplo instalei o aMSN e o Opera10. Alem disso é possível instalar o Wine e emular muitos programas do Windows.

Ainda tem uma longa jornada para o desenvolvimento desse SO, afinal, ainda esta na versão alfa, tudo foi reconhecido sem problemas, tanto a rede wifi e com cabo, como as entradas para cartão, as USB e tudo mais, senti só um pouco na entrada de cartão do lado direito, sendo as vezes preciso reiniciar o netbook para o reconhecimento do cartão. O desempenho é muito bom, sendo até rápido. O “My jolicloud” ainda esta sendo elaborado, tem opções ainda inativas, mas é tudo questão de tempo para que fique tudo OK.
Um ponto que acho negativo e espero que mude nas futuras versões é o fato de praticamente não se poder personalizar a aparência tanto do SO propriamente dito como do My Jolicloud. Um outro detalhe é que se o My Jolicloud continuar como uma “comunidade” isolada, ele ira sempre depender dos usuários, sendo esses aqueles que optarem por ter o Jolicloud como SO, provavelmente diminuindo a popularidade da “comunidade”.

Vamos esperar para ver o que aguarda no futuro para esse SO de fato interessante. A tendencia é um avanço considerável, ainda mais com a concorrência de outros SO que estão entrando no mercado e usando a tecnologia “cloud computing” como o futuro SO do GOOGLE.
Espero que tenham gostado e qualquer duvida estaremos dispostos a ajudar!

4 Responses to “Review: Jolicloud – “ A cool new OS for your netbook””


  1. 1 EdsonW Segunda-feira, 26/10/2009 às 22:22

    Muito bom, quando sair a versão final vou testar! qual o os que você tá usando?

    • 2 Frederico Terça-feira, 27/10/2009 às 09:36

      Por enquanto estou com o Jolicloud ainda instalado, estou esperando o lançamento do Ubuntu 9.10 (desktop e netbook remix) pra fazer os testes dependendo de como for o resultado eu vejo se fico com Ubuntu desktop ou o Kuki linux (breve um review sobre ele), apesar de eu te gostado mt da aparência do netbook remix, eu n consigo me acostumar com o fato de n poder deixar a aparência do meu jeito hehehe (amo aqueles menus estilo Mac). Mas pra quem gosta eu achei perfeito! Simples, pratico, e aproveita bem a tela!

      • 3 António Múrias Gomes Quarta-feira, 13/10/2010 às 10:40

        Boas, gostei do seu post sobre este OS. Não o conhecia e parece-me interessante. O ke me levar a escreve-lhe é sobre o kuki e sobre a personalização dos OS’s. Trabalho com mac e tenho também um Acer Aspire One A110 8gb ssd com o kuki. O meu problema é ke não há maneira de reconhecer o wireless, nem consigo perceber quais as configurações necessárias. Sou novato em linux é verdade, vou tentar blogar um pouco sobre o tema mas a personalização a meu gosto é muito importante e, então se conseguir o mais perto do tema mac, é óptimo. De qualquer modo vou tentar experimentar o OS que falou num IBM ke tenho por aqui com o XP. É ke estou cansado de fazer re-instalações no windows no mesmo.

  2. 4 boot Quinta-feira, 19/11/2009 às 07:16

    Acer Aspire One AOD250-1165
    This model is fairly new. So it has the usual features, i.e. built in wi-fi, camera, 160 GB drive, etc, etc. This is the 3 hr battery model. I have no idea where Amazon gets their tech specs. We just bought this and the manual states that it comes with 1 GB of RAM, and is upgradeable to 2 GB. It recognized 4 wireless connections in my area the instant it was powered on. So far it’s great for what it was bought for, the internet, small low demand games, music, simple word processing…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Categorias

Arquivos:

Status

  • 468,846 visitas

%d bloggers like this: